Linux: Como conectar a uma rede wifi pelo terminal

Como conectar a uma rede wifi pelo terminal 


   Se você ainda não precisou desse assunto que vou falar , pode ter certeza que irá precisar algum dia , seja um bug no network manager seja algum problema que o computador não iniciou o modo gráfico , seja qual for o motivo , você ainda irá precisar. 


   Por isso faço esse tutorial hoje de forma simples , para quando hover a necessidade você esteja preparado para o ocasião . Bom a forma de autenticação em uma rede wireless se dá por meio de um arquivo de configuação que está no /etc/wpa_supplicant.conf, mais detalhes de como acontece o for way handshake , que é a autenticação da rede wireless chique aqui.

   No arquivo wpa_supplicant.conf estão contidas as informações de todas as redes já conectadas, por exemplo abaixo:

Linux: Como conectar a uma rede wifi pelo terminal


  Para listar as redes wifi use o comando :
 
#iwlist scan 


   Nesse arquivo teste que fiz , nós podemos ver SSID que é o nome da rede wireless , o #PSK que seria a senha , comentada e o PSK que é a senha criptografada , para fazer a autenticação com o roteador . Simplesmente esse arquivo que você precisa.

  Mas como posso fazer esse arquivo? Há um comando no linux "wpa_passphare" , que é responsável por criar o Psk da rede wireless .Seu uso se dá da seguinte maneira :

#wpa_passphare nome_da_rede senha

Dessa forma é criado o PSK  

Exemplo: 

Linux: Como conectar a uma rede wifi pelo terminal
 
   Como pode ver vou criado o PSK da rede e senha que colocamos , agora você de ve somente concatenar com o " >>" mandando para o arquivo wpa_supplicant.conf, dessa forma:

#wpa_passphare nome_da_rede senha >>/etc/wpa_supplicant.conf

   Feito isso , tudo estará pronto para a sua conexão , Só precisamos reiniciar o wpa_supplicant com os dois ccomandos abaixo :

#wpa_supplicant -Dwext -iwlan0 -B -c/etc/wpa_supplicant.conf

#dhclient wlan0

   E pronto sua rede estará funcionando .

Caso seja algum bug no network manager , você terá de dá esses dois comandos , toda vez que inicializar o pc, então uma dica que dou faça um shell script , dê permissão de execusão e  mande para /bin , ai é só chamar o nome do shell script como root , que a conexão vai iniciar. 
Até mais.
  
 


Comentários :

Postar um comentário