O QUE EH UM PENTESTER

  Olá ,


 O que eh ser um Pentester primeiramente ? 






  Eh ir onde as demais pessoas não chegam ou se quer sabem que existe , eh transpotor  niveis inimaginaveis ,
buscando vunerabilidades , usando de toda integilência  e todo conhecimento adquirido .

  Chegamos em um ponto interessante o conhecimento .
Quanto de conhecimento vc precisa para se tornar um Pentester?
Pouco , mas o conhecimento que vc tiver lhe dira quão bom vc eh.
  A cada dia o Pentester ou aspírante  a um deve estudar , pois ha uma gama de descobertas sendo feitas todos os dias .
Não adianta hj vc estudar como invadir o sistema operacional janelas xp .
  Estudar para um Pentester não deve ser um fardo , ao contrário tem que ser o hobbie do estudante.
 A carreira de Ethical Hacker é uma das que mais cresce no mundo, o que muitos chamam de “Profissão do Futuro”, na prática já é mais presente do que nunca.

Isto se deve ao crescente interesse de empresas de todos os setores em garantir a segurança de suas informações, fazendo com que busquem cada vez mais esse tipo de profissional.

Consequentemente, é cada vez maior a busca por este tipo de Curso Hacker, um curso voltado para uma atividade profissional e sobretudo ética. Há tempos o termo Hacker vem sendo erroneamente associado apenas aos criminosos da Internet, que se utilizam de brechas de segurança para implantar vírus e roubar informações e principalmente dinheiro de pessoas e empresas.

No entanto, nos últimos anos tem sido comum a divulgação das atividades do Ethical Hacker, ou de maneira mais popular, o Hacker do Bem.

Um Hacker Ético é um especialista em sistemas e redes de computadores que conhece as técnicas e métodos utilizados para se encontrar vulnerabilidades de segurança em softwares e redes corporativas.

No entanto, ao invés de usar esse conhecimento para obter vantagem própria, ele apenas documenta as vulnerabilidades detectadas e as reporta para a empresa que está contratando seus serviços, juntamente com indicações de como solucionar as vulnerabilidades e aumentar a segurança da corporação.

Vulnerabilidades de segurança são encontradas em má implementação de softwares, sistemas e dispositivos mal configurados, ausência de sistemas de seguranca como Firewalls, ou até mesmo softwares desatualizados. A função do Ethical Hacker é encontrar essas falhas utilizando-se de técnicas de intrusão, porém sem causar nenhum impacto nos sistemas.
Para se tornar um Pentester vc tem que obter algumas certificações ,
a masi famosa delas eh :   CEH ( Certified Ethical Hacker)  .
Para poder obter essa certificação, o candidato deverá primeiramente preencher um formulário de eligibilidade, comprovando 2 anos de experiência atuando profissionalmente na área de segurança da informação. Após isso o candidato terá acesso à inscrição na prova de certificação.

O exame para a certificação CEH possui 125 questões de múltipla escolha, exigindo 70% de acerto em 4 horas. Custa cerca de US$250,00 e pode ser feito pela Prometric, exame EC0-350.

O conteúdo da prova é bem amplo, requer conhecimento prático multi-plataforma (Windows, Linux, Mac, etc), Redes TCP/IP e serviços diversos como DNS e Firewall, noções sobre Engenharia Social, ferramentas e técnicas de PenTest, noções de codificação, e até leis americanas da área de segurança de computadores.

Dentre outras :
 Certified Information Security Manager (CISM);
CompTIA Advanced Security Practitioner (CASP);
Certified Information Systems Security Professional (CISSP).


Mas  eh necessário dizer somente o seu esfoço pessoal te levará onde os acomodados nunca irão.

Comentários :

Postar um comentário