Linux : COMO DESCOMPACTAR ARQUIVOS NO LINUX PELO TERMINAL (bem explicado) - LINUX PENTEST

Breaking

LINUX PENTEST

Linux, Pentest , Segurança da informação , T.I e muito mais

Curta ou compartilhe esse site

21 abril 2017

Linux : COMO DESCOMPACTAR ARQUIVOS NO LINUX PELO TERMINAL (bem explicado)

COMO DESCOMPACTAR ARQUIVOS NO LINUX PELO TERMINAL

Como descompactar arquivos zip, rar, tar.gz, bz2, tar.bz2 pelo terminal





COMO DESCOMPACTAR ARQUIVOS NO LINUX PELO TERMINAL (bem explicado)



O que são arquivos compactados?



Basicamente, a compactação de arquivos é utilizada para aumentar a capacidade de armazamento dos meios magnéticos e diminuir o volume de tráfego em uma rede. Isso é conseguido aplicando-se uma série de algoritmos (procedimentos) computacionais, que são capazes de armazenar, no mesmo espaço, mais dados que o normal.

 Como funciona?

Como disse, há diversos algoritmos para compactar arquivos. Dependendo do tipo de arquivo e/ou seu conteúdo aplica-se um ou mais destes para conseguir a compactação dos arquivos. Mas basicamente, podemos dizer que é remover informações que não são relevantes, como por exemplo o que ocorre em um arquivo de música (.MP3), que é eliminar sinais que estão fora do alcance de nossos ouvidos ou agrupar informações iguais em um espaço menor, como por exemplo arquivo "zipados" (.ZIP).



Para entender melhor, vamos fazer um analogia. O Sr. Gomes, é dono de uma loja que comercializa sapatos e correlatos, para adultos e crianças. Os negócios estão indo muito bem, porém ele tem problemas para aumentar a área destinada a estoque.

Ele começou a pensar como poderia aumentar a capacidade de armazenamento do estoque da loja. Cada caixa de sapato, esta guardando um par, identificando seu tamanho (número na caixa) e modelo/cor (cor da caixa). Quer dizer mesmo número, mesma cor temos o mesmo modelo de sapato.

Ele percebeu que havia espaço suficiente na caixa para armazenar mais de um par. Vendo isso, ele colocou os pares de mesmo tamanho e modelo em uma mesma caixa.

Com isso ele aumentou a sua capacidade de armazenamento em aproximadamente 35%, sem ter que ampliar a área fisica.


Basicamente, é isso que acontece quando um arquivo é compactado. O programa de compactação analisa o seu conteúdo, extrai informações iguais, codifica-as e grava-as nesta codificação. Com isso, podemos aumentar a capacidade de armazenamento dos meios magnéticos ou enviar e receber arquivos mais rapidamente.




Para descompactar estes formatos de arquivos os comandos são simples:

zip:

gunzip arquivo.zip









rar:

unrar x arquivo.rar

tar:

tar -xvf arquivo.tar

tar.gz:

tar -vzxf arquivo.tar.gz

bz2:

bunzip arquivo.bz2

tar.bz2:

tar -jxvf arquivo.tar.bz2

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Linux Pentest

O criado Linux Pentest foi criado para reunir informações sobre a área de hacking, que tem crescido grandemente nos últimos anos, devido a diversos ataques cibernéticos e a crescente área da tecnologia.

Despertando interesse em diversas pessoas como estudante da área de tecnologia da informação, programadores, design, todos estão interessados em fazer parte da elite do conhecimento que são os hackers.

Não se pode falar em hackers, em técnicas de hacking, como descobrir senhas de wifi, como hackear, sem falar em linux, por isso agrupamos também em nosso site tutoriais, dicas, manuais e muito mais sobre as distribuições Linux, seja Bem Vindo ao Linux Pentest. Volte sempre.